Pertinência
Institucional

Identidade e pertencimento são características apropriadas e significativas à missão
institucional da UBEC. Conheça agora, os caminhos de inspiração que conduzem o Grupo no desafio cotidiano de educar.

Por meio da chamada Pertinência, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) conduz sua forma de servir, de ofertar uma educação para a formação integral e o compromisso com as comunidades em que estão inseridas as Unidades de Missão do Grupo.
A pertinência precisa ser uma referência inspiradora. Assim, ela envolve todas as Unidades de Missão, traduzindo o modo de ser, de pensar e de agir das equipes de gestão, colaboradores e estudantes.

Valores

Princípios

Evangelização
Formação integral
Excelência acadêmica
Diálogo
Vida em comunidade
Cidadania ativa, crítica e inclusiva
Ecologia integral
Respeito
Cooperação e integração
Transparência
Equidade
Gestão corporativa
Inovação
Sustentabilidade

O prof. Luiz Síveres, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB, e que colabora com a Pastoralidade do Grupo UBEC, explica que a Pertinência se desdobra em três caminhos.

Pertinência educacional

Prof. Luiz Síveres

Pertinência Institucional

Prof. Luiz Síveres

Pertinência Institucional 2

Prof. Luiz Síveres

Pertinência
Sócio-comunitária

Prof. Luiz Síveres

Nossa Missão é servir à humanidade e à Igreja por meio da educação e da ação social, para promover o desenvolvimento integral da pessoa humana e o exercício da cidadania responsável, engajada e comprometida com os valores humanos, éticos e cristãos, visando à transformação da sociedade, em comunhão com as Igrejas locais.

São valores institucionais da UBEC:

Humanismo solidário
Valorização da vida em todas as suas formas
Dignidade da pessoa humana
Liberdade
Espiritualidade
Família

As finalidades do Grupo UBEC foram concebidas a partir de seus princípios fundantes e dialogam com a contribuição para a sólida formação integral, humana, cultural, social e cristã, além da oferta de uma educação de excelência e formação profissional alinhadas às demandas sociais da atualidade.