Indicadores exclusivos para excelência na missão de educar

A construção de métricas e padrões de avaliação de excelência são determinantes para consolidar a excelência dos serviços educacionais. Entenda como a UBEC tem acompanhado as experiências de ensino-aprendizagem nas Unidades de Missão e como a criação de indicadores próprios tem contribuído para o trabalho de cada instituição.

A dinamicidade do mercado tem exigido das instituições educacionais católicas uma gestão mais aberta e profissionalizada, que seja orientada por projetos e metas a partir do uso de novas tecnologias.


Neste contexto, em 2019, a União Brasileira de Educação Católica – UBEC criou os Indicadores Católica de Excelência (IC-UBEC), um instrumento de avaliação institucional elaborado a partir de diretrizes para mensuração e avaliação da performance das Unidades de Missão a partir de cinco eixos estruturantes.


Para além dos indicadores de qualidade externos, oriundos do Ministério da Educação, o Grupo entendeu que seria oportuno criar indicadores de excelência à luz de sua missão e identidade institucional. Com caráter próprio e de exclusividade, os IC-UBEC visam definir os aspectos essenciais para a formação educacional ofertada em suas instituições.

Critérios dos Indicadores Católica de Excelência

Acadêmico-Pedagógico
Gestão de Pessoas
Planejamento e Avaliação Institucional

Sustentabilidade Financeira
Infraestrutura tecnológica e física
Identidade Institucional

A avaliação passa por dois aspectos fundamentais: A organização documental e a cultura do registro, que diz respeito à gestão do conhecimento organizacional, e, também, o alinhamento das expectativas na relação entre o Grupo e suas Unidades de Missão.


“É mais uma possibilidade de aprimoramento. É uma medida inovadora contar com esse índice para mensurar a qualidade do nosso ensino. A escola pôde avaliar seus processos, tanto acadêmicos, quanto operacionais e, em um único procedimento, ainda que o resultado tenha sido satisfatório, pudemos conhecer desafios do futuro”, ressalta a professora Rosane Mayrink, coordenadora pedagógica do Colégio Católica Padre de Man – CPM.


Para o professor Victor Hugo, diretor-geral da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife – FICR, “os indicadores são muito importantes para sabermos se estamos cumprindo com a nossa missão como IES e como Grupo”, afirma.


Ele explica que os critérios contribuem para a excelência em cada um dos eixos estruturantes, “…onde buscamos a nota máxima para ser cada vez mais pertinentes e relevantes. A partir daí temos os nossos critérios como instituição, que intensifica a humanização na gestão de pessoas, o direcionamento espiritual com a pastoralidade, e a qualidade na área didática pedagógica”, encerra.

Fazer junto

Os indicadores são fruto da co-criação entre as equipes das Unidades de Missão do Grupo UBEC.


“No intuito de consolidar o modelo de excelência, as Unidades de Missão do Grupo passaram pelo 1º ciclo de avaliação, entre 2020-2021, a partir do instrumento Indicadores Católica de Excelência. Ressalta-se o trabalho colaborativo de todos os integrantes das Unidades de Missão neste importante trabalho. Como novas perspectivas, elencamos a preparação do novo ciclo de avaliação com a propositura de nova metodologia, bem como revisão do instrumento de avaliação.” Felipe Coelho Barreto, especialista em Regulação e Avaliação Educacional.


Para o professor Renato Carvalho, coordenador pedagógico do Ensino Médio do Centro Educacional Católica de Brasília – CECB, os IC – UBEC são norteadores da organização dos procedimentos e documentos das Unidades. “Para além de instrumentos de avaliação e controle, os Indicadores Católica de Excelência agrupam referências e orientações essenciais à construção de processos de trabalho éticos, transparentes, eficientes e eficazes, seja na atividade fim ou nas atividades meios dos setores adjacentes”, destaca.

Em andamento

O primeiro ciclo de avaliações do IC – UBEC começou em 2020. Inicialmente, o objetivo era realizar in loco mas, em virtude da pandemia, a estratégia precisou ser revista e adaptada para o formato digital.


As avaliações na modalidade virtual foram iniciadas no segundo semestre de 2020, quando foi lançado o portal e-UBEC, desenvolvido especialmente para o projeto. A segunda fase, explica o prof. Artur Nappo Dalla Libera, diretor-geral do Grupo, “será finalizada este ano e, em 2022, tem na agenda o compartilhamento de experiências e a potencialização dos cases, colocando em prática o Plano de Ação.”