"Tudo está conectado": Investir no meio ambiente é cuidar da vida

Em comunhão com o conceito de ecologia integral proposto pelo Papa Francisco na encíclica “Laudato Si”, em 2019, o Grupo UBEC decidiu gerar energia limpa e renovável para manter seu próprio consumo. A instalação de oito usinas fotovoltaicas em suas unidades, conferiu à instituição tornar-se um dos primeiros do Brasil na modalidade.
Um projeto de sustentabilidade socioambiental e econômica. O novo sistema de energia do Grupo UBEC gera autonomia, consciência e respeito ao meio ambiente. Pauta que demonstra a pertinência institucional e o compromisso com o cuidado da Casa Comum, o zelo pela preservação da vida em todas as suas formas. Com a implementação de usinas fotovoltaicas, o Grupo UBEC ressalta o que afirma o pensamento do Papa Francisco, de que “tudo está interligado”.

As usinas fotovoltaicas estão localizadas em Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins e Distrito Federal, e têm, ao todo, potência de 6.500 kWp com capacidade para gerar 861,8025 KWh/mês. Isso é o equivalente ao consumo de 5.745 residências e evita a emissão de 765,28 Ton de carbono na atmosfera.

No campus Taguatinga da Universidade Católica de Brasília (UCB), está uma das maiores usinas de energia solar do Distrito Federal, composta por 10.080 placas solares e potência de 3.58 MW.

Em Palmas, o Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica teve suas usinas instaladas este ano. Elas ficam nas unidades 1 e 2, somam 1375 módulos de 400 Wp e atingem a potência de 550 kWp.

Placas solares do UniCatólica
Placas solares do UniCatólica

Placas solares do UniCatólica. Foram instalados nas duas unidades da Instituição um total de 1375 módulos de 400 Wp, que atingem uma potência total de 550 kWp.

usinas fotovoltaicas

Você Sabia?

As usinas fotovoltaicas estão localizadas em Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins e Distrito Federal, e têm, ao todo, potência de 6.500 kWp com capacidade para gerar 861,8025 KWh/mês. Isso é o equivalente ao consumo de 5.745 residências e evita a emissão de 765,28 Ton de carbono na atmosfera.

No campus Taguatinga da Universidade Católica de Brasília (UCB), está uma das maiores usinas de energia solar do Distrito Federal, composta por 10.080 placas solares e potência de 3.58 MW.

Uma decisão ecológica e econômica

O uso da energia limpa e renovável reduz custos operacionais e impacta positivamente no planejamento orçamentário. Nos próximos 25 anos, as usinas da UBEC devem economizar cerca de R$180 milhões em custos com energia.

“Inicialmente, fizemos a estimativa de gastos, estudo de viabilidade e identificamos a capacidade de geração e potência de cada usina. Na sequência, fizemos uma busca de recursos em instituições financeiras e obtivemos um excelente retorno”, comenta Adriano de Matos Araújo, coordenador de Obras e Manutenção do Grupo.
Confira mais nesta reportagem.

Papa - crédito - Vatican Media

“O ser humano não está dissociado da Terra ou da natureza, eles são partes de um mesmo todo. Portanto, destruir a natureza equivale a destruir o homem. E destruir o homem, para os católicos, é pecado. Da mesma forma, não é possível falar em proteção ambiental sem que esta envolva também a proteção ao ser humano, em especial os mais pobres e vulneráveis.” (Trecho da encíclica Laudato Si)

Educação Ambiental na Prática

Em 2019 e 2020, os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica, desenvolveram e protagonizaram iniciativas de olhar atento às urgências do meio ambiente. Confira:

Engenharia Ambiental

Projeto de Extensão: Aproveitamento da Água dos Aparelhos de ar condicionado para irrigação e implementação de Sistema Agroflorestal em uma Escola Municipal de Palmas. Foi realizado sob orientação da profa. mestra e coordenadora do Observatório de Ecologia Integral e do Programa de Educação Ambiental do UniCatólica, Chryss Ferreira Macedo,

Engenharia Elétrica

Acadêmicos desenvolveram estudos de TCC voltados à viabilidade de instalações de usinas fotovoltaicas em escolas e comércios, e também para analisar a periodicidade de manutenção dessas placas. Inclusive, o coordenador do curso, prof. João Carlos Sarri, informou que será proposto um projeto de extensão para análise do sistema instalado na própria instituição, com o intuito de avaliar o custo x benefício da implantação das Usinas Fotovoltaicas.

Arquitetura e Urbanismo

De acordo com a profa. Fernanda Bandeira, docente das disciplinas de Projeto de Arquitetura e Sustentabilidade no UniCatólica, “no curso de Arquitetura e Urbanismo, os estudantes sempre são incentivados a entender o potencial fotovoltaico dos telhados de seus projetos, inclusive observando a melhor orientação solar para que esse potencial seja otimizado, pensando assim em obter edificações que se relacionem, desde a concepção do projeto, com a sustentabilidade e a eficiência energética. Esse é um dos papéis do profissional da área e é uma atividade essencial, que precisa ser pensada nas fases iniciais do projeto”.

Na disciplina de Sustentabilidade, os acadêmicos estudam sobre materiais sustentáveis e produção de energia limpa, especialmente a energia solar, que possui alta capacidade na região, uma vez que no Tocantins o céu é aberto em boa parte do ano.