Tendências de aprendizagem para conexões mais humanas

No Grupo UBEC, o biênio 2019-2020 foi dedicado a construir pontes entre a tecnologia e a educação praticada à luz dos valores cristãos, realizada com empenho e propósito para formar indivíduos comprometidos com a transformação que o mundo precisa. E mais: O desempenho das Unidades de Missão e seus estudantes  nos principais rankings e avaliações do país.

Assim como o mundo, a educação está sempre em movimento e em permanente transformação. Em 2019 e 2020, inovação foi a palavra de ordem para uma transição definitiva nas práticas educacionais: os modelos de aprendizagem têm que estar cada vez mais conectados às necessidades humanas e serem caminhos que contribuam com a existência de cada sujeito de modo significativo.

 

Na UBEC, as tendências para a educação se destacam dois grandes temas: o primeiro é a intencionalidade, que motivou a criação do Programa Propósito de Vida, envolvendo os estudantes de todas as Unidades de Missão, desde as crianças da educação infantil até a educação superior.

 

Ele surgiu para colaborar com os discentes na construção do projeto de vida. É um conceito que compreende, primeiramente, que cada estudante tem a sua própria história e, a partir daí, olhando para a trajetória individual, contribui de forma metodológica e experiencial para a construção de um percurso que seja significativo para sua vida.

Outro tema central da aprendizagem discente é o protagonismo. É preciso destacar que a autonomia e as evidências particulares de vida do estudante dão significado à professoralidade do Grupo. 

 

A estratégia parte de modelos educacionais referenciados no Brasil e no mundo, e ressignifica o papel do estudante, que assume responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem, e do educador que, em sua nova professoralidade, conduz e orienta, auxiliando no despertar do empoderamento que caminha junto com o protagonismo para uma jornada de formação significativa.

Na pandemia, ficou evidente o quanto o protagonismo do indivíduo e o Programa Propósito de Vida dialogam com as habilidades humanas para a conexão com a vida e a construção da jornada formativa que faça a diferença na vida de todas as pessoas envolvidas nos processos de ensino-aprendizagem.

No biênio 2019-2020, novas práticas educacionais do Grupo trouxeram impactos positivos para todas as Unidades de Missão. Conheça alguns dos principais destaques:

Unileste

Em 2019, quando celebrou seu aniversário de 50 anos, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste, teve a qualidade e excelência reconhecidas pelo Ministério da Educação em seu processo de recredenciamento, alcançando a nota máxima: cinco, na avaliação. Confira a publicação comemorativa de aniversário.

 

No mesmo ano, a Unidade de Missão da UBEC conquistou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), um dos principais indicadores de qualidade da educação superior divulgados pelo MEC. A instituição é a única IES privada com este resultado na Região Metropolitana do Vale do Aço, desde o início do cálculo do indicador, em 2007.

 

Ainda em 2019, o Unileste manteve o melhor índice de aprovação no Exame Unificado de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da região. Pela Catho Educação, ficou em primeiro lugar no ranking das melhores IES particulares do estado de Minas Gerais, nos quesitos impacto na carreira e avaliação dos estudantes. Em 2020, o Guia da Faculdade, fruto de uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, concedeu 60 estrelas à IES.

UCB

A Universidade Católica de Brasília – UCB também conquistou nota 4 no IGC, em 2019. A pontuação lhe rendeu a liderança no ranking de qualidade entre as instituições privadas do Distrito Federal e o 4º lugar entre as melhores do Brasil. O desempenho foi notícia no jornal Correio Braziliense.

 

Em 2019-2020, a UCB, destaca sua presença no The Times Higher Education Rankings (THE) – provedor de dados universitários em todo o mundo; no Guia do Estudante e Guia da Faculdade; e no Ranking Universitário da Folha – RUF/2019. Em 2018, a instituição foi eleita pelo THE, como a melhor Universidade particular do Centro-Oeste, a quarta melhor particular do Brasil e a oitava melhor particular da América Latina.

 

Em 2019, os cursos: arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, engenharia civil, farmácia, medicina e nutrição destacaram-se com desempenho acima da média no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade.

fachada unidade I OUTUBRO 2015

O UniCatólica também conquistou o IGC4 em 2019, e atualmente é a 2ª melhor instituição privada do Estado do Tocantins. Em 2020, a Unidade de Missão obteve autorização para ofertar o curso de Psicologia. A conquista foi resultado da avaliação com a nota máxima (5), realizada pelo MEC em 2019.

Foi neste mesmo ano que a instituição foi credenciada como Centro Universitário.

O biênio 2019-2020 do UniCatólica também foi marcado pelo recebimento do Selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

CPM - Padre de Mam

A educação básica do Grupo também têm seus reflexos positivos a partir do protagonismo do estudante, com um processo de ensino-aprendizagem que acontece no tempo de cada um, com flexibilização curricular e uma jornada personalizada.

 

Em 2019, o Colégio Padre De Man foi 5º lugar nacional na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, 3º lugar em Minas Gerais e 1º em Coronel Fabriciano, com uma média de nota de 932,94. Dos 42 estudantes do CPM que prestaram o exame, 38 tiveram notas superiores a 900.

CECB

Em 2019 e 2020, o Centro Educacional Católica de Brasília – CECB destaca a aprovação em medicina na Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS e nota 10 na redação do PAS/UnB; além do 8º lugar no ranking da nota de redação do ENEM entre as escolas de Brasília e aprovações em Universidades Federais de todo o país.

Excelência em serviços educacionais.

Conheça alguns dos projetos que a UBEC tem desenvolvido:

Novos currículos da graduação

Disciplinas híbridas com gameficação e apoio da inteligência artificial com a persona “Lia”

Projeto de Vida na Educação Básica

Utilização das ferramentas da Microsoft Education

Concursos de conhecimento - Redação e Olimpíada Maker - entre as escolas do grupo

Avaliação institucional de aprendizagem discente na educação superior

Estruturação do Núcleo de Soluções didáticas