Projetos de Extensão da UBEC beneficiam jovens à educação superior

Não podemos mudar a história sem conhecimento, mas podemos educar o conhecimento e colocá-lo a serviço da transformação social. As reflexões de Paulo Freire, que neste ano completou seu centenário de nascimento, traduzem as iniciativas de oportunidade ofertadas pelas Unidades de Missão da União Brasileira de Educação Católica – UBEC.

Engajado na missão de promover o desenvolvimento humano por meio da educação superior, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste, constrói uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade a partir dos projetos de extensão que desenvolve.

A pesquisa e a extensão não se limitam à preparação profissional do universitário, mas a uma formação integral que permita o exercício da cidadania por meio do compartilhamento de experiências, conhecimentos e aprendizagens relevantes para o desenvolvimento da sociedade.

 

É o caso do projeto Magia da Química, que promove experiências lúdicas e interativas em meio a experimentos científicos, estimulando uma aprendizagem significativa aos estudantes do ensino fundamental e médio do Vale do Aço, em Minas Gerais.

 

Criado em 2011, o projeto facilita a relação do conteúdo teórico, desenvolvido em sala de aula, com as atividades experimentais, despertando o interesse dos estudantes pelas diversas áreas da ciência. Por meio de práticas que podem ser utilizadas no dia a dia e auxiliar na escolha profissional, considerando a jornada acadêmica como uma etapa fundamental nesta trilha.

Magia Química

Em 2020, o Unileste construiu para o “Magia da Química” uma série de podcasts que leva informações científicas de forma simples e divertida a toda comunidade. Os episódios são disponibilizados sempre às segundas-feiras, no canal do projeto no Spotify.

Ouça o Magia da Química #2 | Por que estudar química no ensino fundamental e médio?:

Desenvolvido pelo curso de Engenharia Civil em 2013, o projeto “Física Divertida” propõe o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas ao conhecimento da Física e Matemática e suas aplicações cotidianas.

As ações oportunizam às turmas de ensino fundamental e médio da rede pública de ensino uma aprendizagem lúdica, que explora e revela a estrutura científica que há por trás de diversos fenômenos naturais.

No último biênio, os dois projetos já beneficiaram mais de 3 mil pessoas, entre docentes e estudantes do ensino fundamental e médio. No último ano, devido a pandemia de Covid-19, as atividades foram realizadas em ambiente virtual.

Migrações Contemporâneas e Refúgio

Dados do Censo Educacional mostram que, na região do Vale do Aço, 55% dos estudantes concluintes do Ensino Médio não se inserem, imediatamente, na Educação Superior.
Reduzir a distância entre a formação acadêmica e a educação básica é também uma das respostas desses projetos, que contribuem com a construção e o fortalecimento da democratização da educação e do acesso e permanência dos estudantes no ensino superior.

As iniciativas somam-se a outros projetos de atenção à criança e adolescente do Unileste, que envolvem outras áreas de conhecimento e contribuem com o processo de ensino-aprendizagem e a formação profissional a partir da prática cidadã, potencializando o desenvolvimento da consciência crítica, cidadã e humana.

Conheça os projetos

A pandemia de Covid-19 somada à ausência das aulas presenciais e a dificuldade de acesso à internet, trouxeram muitos obstáculos para quem quer ingressar na educação superior, principalmente estudantes da rede pública de ensino.


Neste cenário, o projeto Simulado Enem do Unileste oferece aos futuros universitários da região a oportunidade de se preparar para o Exame e dar continuidade à formação profissional.

Além de oportunizar o preparo para a prova, o projeto oferece subsídio para que as escolas avaliem o estudante. Elas recebem relatórios gerais e individuais que permitem analisar conteúdos, metodologias e áreas do conhecimento em que a turma, o aluno ou toda a série precisam de reforço ou obtiveram bons resultados.


O estudante do terceiro ano do ensino médio, Marcelo Pereira, explica que a aplicação do simulado funciona como uma espécie de “teste” e que considera uma oportunidade para quem não possui acesso a cursinhos.


“Além da prova ser nos moldes do Enem, com redação e as 90 questões a cada dia, ela também funciona como uma preparação para a prova oficial. Já que nem todos os estudantes têm condições de fazer “cursinho” ou pagar um simulado on-line, devido aos valores elevados. É maravilhoso que o Unileste ofereça o Simulado de forma gratuita às escolas”, destaca Marcelo.


As avaliações ocorrem nos moldes do Enem e seguem os mesmos critérios quanto ao formato, questões, correção e gabarito.

     Desde sua criação o projeto já atendeu quinze escolas de seis municípios do Leste de Minas Gerais, alcançando mais de 5 mil estudantes.

Segundo a professora do Ensino Médio, Patrícia Boechat, as práticas apresentam resultados próximos da realidade, oferecendo subsídio para as avaliações. “O Simulado Enem é de suma importância porque é uma forma para que possamos reavaliar, replanejar, trabalhar e focar nas dificuldades dos alunos que precisam ser corrigidas”, ressalta.

Em 2020, devido à pandemia, a edição do Simulado foi realizada de forma on-line, entre dezembro e janeiro de 2021. Ao todo, quatro escolas da região foram beneficiadas com a ação.

“Com o Simulado do Enem podemos pegar as habilidades que ainda não foram consolidadas e desenvolvê-las até a chegada do Exame, sanando assim as dificuldades dos alunos. Isso é muito importante!”, professora do Ensino Médio, Aretusa Fraga.

Para a estudante Elisângela de Carvalho, o simulado dá uma noção de como será o exame: “A gente não vai totalmente no escuro fazer o Enem. Com o Simulado, já temos uma noção de como vai ser. Conseguimos distribuir melhor o tempo e ver quais são os conteúdos mais difíceis.”

Apoio à juventude da rede pública de ensino

A suspensão das aulas presenciais, devido a pandemia de Covid-19, fez com que uma parte significativa dos 38,7 milhões de estudantes das redes municipais e estaduais do país não tivessem acesso às aulas.

Diante da realidade imposta pelas medidas de isolamento social, as Unidades de Missão do Grupo UBEC buscaram maneiras para contribuir e minimizar a falta de acesso à educação.

De acordo com o estudo Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem aulas em 2020.
Leia a reportagem da Agência Brasil

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) indicam que 4.004.64 pessoas se inscreveram na edição de 2021 do Enem. O número é o menor desde 2007 quando 3,57 milhões de participantes se inscreveram no exame.

Prepara Mais: UniCatólica oferece curso preparatório para exames educacionais

Conquistar uma vaga numa instituição de ensino superior ainda é um desafio para os estudantes, que, devido ao contexto socioeconômico e falta de acesso a uma educação de qualidade, precisam duplicar seus esforços para alcançar bons resultados nas provas de vestibular e no Enem.
Neste contexto, em 2020, o Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica lançou o “Prepara Mais”, um curso preparatório direcionado aos estudantes da rede pública de ensino que farão o Exame Nacional do Ensino Médio.


A iniciativa nasceu de uma parceria entre o Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – NUPPE e o Observatório da Juventude do UniCatólica, para contribuir com o acesso da população à educação superior, uma postura que reforça a missão e a responsabilidade social do UniCatólica.


Ao todo, mais de 400 estudantes da rede pública de ensino de Palmas, participaram das aulas remotas do “Prepara Mais”. As atividades aconteceram às tardes de sábado, entre os meses de setembro/2020 e janeiro/2021, totalizando 60 horas de curso. Nele, os participantes têm acesso a um ambiente exclusivo, onde acontece a interação com docentes e fica disponível todo o material pedagógico que dá suporte às atividades.


Confira a aula inaugural do Prepara Mais: vídeo da aula inaugural

A pró-reitora acadêmica do UniCatólica, professora mestra Mariana Lacerda Barboza Melo, explica que o projeto nasceu à luz do propósito e missão do Grupo.

“A inspiração para essa proposta dialoga diretamente com o propósito, visão, princípios, missão e a nossa responsabilidade com as instituições de ensino superior, além do nosso jeito de ser Católica do Grupo UBEC, que ensina e lança o nosso olhar para a responsabilidade social e uma educação transformadora”, ressalta.

Mariana

A segunda edição do “Prepara Mais” aconteceu entre os meses de agosto e setembro de 2021. A expectativa, segundo a pró-reitora, é pela permanência do projeto. “A nossa ideia é dar continuidade. Pela sua expressividade e representatividade e pelo impacto positivo e transformador que ele representa para jovens da rede pública.”, destaca Mariana.

Uma pesquisa interna, entre os participantes do curso, apontou que os estudantes que concluíram o curso e realizaram a prova do Enem tiveram um desempenho melhor, após o curso preparatório oferecido pelo UniCatólica.

Eduardo Vieira Lima, participante do Prepara Mais, conquistou uma vaga para estudar Direito após a realização do curso. Ele conta que as aulas contribuíram para o seu desempenho no exame e no desenvolvimento da redação.

O projeto contribuiu bastante para o meu
ingresso, pois ajudou no desenvolvimento da
redação, ainda mais nessa época de pandemia,
pois sanou algumas dúvidas que eu tinha e que
por causa das aulas on-line eu estava meio
confuso sem norte para uma redação boa,
e o Prepara Mais me ajudou bastante

Eduardo

Esperançar da juventude

Dar voz às juventudes e incentivar o seu protagonismo é um das ações necessárias para a transformação social. Sensível à realidade juvenil, e em sintonia com as diretrizes do Grupo UBEC, o UniCatólica lançou o Observatório de Juventudes “Padre Gisley Azevedo Gomes”.

O objetivo é tornar-se referência em capacitação de lideranças juvenis, projetos socialmente responsáveis, em direção e acompanhamento de jovens e em pesquisa e iniciação científica no âmbito das Juventudes no Estado do Tocantins e região.

O Observatório faz parte da Coordenação de Pesquisa e Extensão (CPEx), subordinado à Coordenação de Pastoralidade e ao Comitê de Pastoralidade do UniCatólica. A área atua em quatro campos, tendo o ensino, a pesquisa e a extensão como eixos transversais, são eles: Sócio/Político-econômica; Psicoafetiva; Teológica-Espiritual; e Metodológica-Pastoral.

Comprometido com a vida da juventude, padre Gisley Azevedo Gomes, religioso estigmatino, dedicou sua vida à serviço da juventude. Foi assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Profeta e Mártir da Juventude, Pe. Gisley foi assassinado, no Distrito Federal, em 2009.

Maratona Enem: CECB libera acesso para conteúdo preparatório do Enem para estudantes da rede pública

Se é possível transformar a sociedade por meio da educação, uma escola é capaz de transformar a realidade de milhares de jovens que não possuem acesso a uma educação de qualidade.

Com este propósito, o Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) disponibilizou, no início deste ano, os conteúdos e o simulado preparatório para o Enem para os estudantes da rede pública do Distrito Federal.

Foram mais de 48 horas de conteúdos divididos em aulões, simulados e cadernos de estudo. A revisão inclui as disciplinas de química, matemática, geografia, biologia, literatura, física, português, história, filosofia e produção de texto.

A iniciativa foi notícia no jornal Correio Braziliense