Encontros de esperança e formação

Em 2020, o Grupo UBEC lançou o projeto “Esperançar Católica EAD”, uma iniciativa que oferta cursos livres e gratuitos sobre temas sensíveis às urgências sociais e que está amplamente conectada com a identidade institucional. No mesmo ano, nascia o projeto “Diálogos de Pastoralidade”, uma oportunidade de encontros para diálogos de afeto em tempos pandêmicos.

Em março de 2020, a União Brasileira de Educação Católica – UBEC deu início ao projeto “Diálogos de Pastoralidade”, uma agenda de encontros virtuais que traz na pauta temas pertinentes não só à educação católica, mas à formação integral de todas as pessoas que fazem parte do Grupo, como da sociedade em geral.


O projeto nasce como uma oportunidade de promover encontros e diálogos importantes. Foi pensando ainda antes do contexto do distanciamento social, porém se potencializou dentro das exigências da pandemia, promovendo encontros de afeto e reflexão.

 

“Abrimos espaço para conversas sobre assuntos que dialogam com a educação católica integrada aos grandes temas da contemporaneidade”, ressalta o coordenador de Pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Silva.

As facilitações têm moderação de educadores e educadoras do Grupo UBEC e promovem o encontro entre estudantes, docentes, especialistas e lideranças religiosas de diversas entidades e também Associadas ao Grupo. O primeiro bate-papo aconteceu no contexto da Campanha da Fraternidade 2020: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”.


A campanha teve como lema bíblico “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, baseado na parábola do bom samaritano. Em março de 2020, a Universidade Católica de Brasília – UCB realizou um encontro formativo sobre a Campanha. Leia mais

“Faz parte do nosso compromisso social para a formação não só de estudantes, educadoras e educadores, mas também sensibilizar a sociedade para reflexões necessárias aos tempos complexos que vivemos”, comenta Joaquim.


Os encontros virtuais resultaram nos primeiros podcasts do Grupo UBEC.

Clique aqui para ouvir nossos “Diálogos de Pastoralidade colocar a logomarca do dialogos de pastoralidade presente nessa imagem.


O projeto “Diálogos de Pastoralidade” é aberto à participação de todas as pessoas e transmitido pelo canal do Grupo no Youtube.

Esperançar: cursos livres e gratuitos da Católica EAD

Em 2020, o Grupo UBEC lançou o projeto “Esperançar Católica EAD”, uma oportunidade para quem busca conhecimento e formação certificada em temas como direitos humanos, raça e gênero. O Esperançar dialoga com a inovação e o compromisso social da UBEC de ampliar o acesso à educação católica de excelência.


Atualmente, o portfólio oferta 14 cursos classificados como extensão universitária, e já reúne mais de 13 mil inscritos na plataforma de acesso livre e gratuito.

 
“Nosso objetivo é que os cursos possam chegar, sem custos, à todas as pessoas que tenham a pretensão de aprofundar temáticas relacionadas com a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, permeada por valores humanos e éticos”, destaca Joaquim.


No final do ano passado, o “Esperançar” somava mais de 6 mil inscritos em seus – até então – sete cursos. “Nossa expectativa inicial para o ano de 2021 já foi superada: planejamos 10 mil estudantes e este número já foi alcançado. Agora, a meta é estabelecer sete novos cursos, chegando a 20 ofertas, e 15 mil inscritos”, explica Joaquim.

 

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC divulgou projeto
Os cursos são pensados de uma maneira inovadora, com perspectiva autoinstrucional e abordagens que agregam valores humanos importantes à formação acadêmica. Tudo que está diretamente relacionado à identidade institucional do Grupo UBEC e também ao processo de potencialização da cultura de pastoralidade na instituição.


Os cursos do projeto “Esperançar Católica EAD” podem ser acessados em ead.catolica.edu.br/esperancar.

    “Há uma esperança, não importa que nem sempre audaz, nas esquinas das ruas, no corpo de cada uma e de cada um de nós! ” (Paulo Freire)

O projeto é coordenado pelo Setor de Pastoralidade do Grupo UBEC e a equipe da Católica EAD. A iniciativa conta com a parceria e o apoio de instituições educacionais e eclesiais como a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB, o MEB – Movimento de Educação de Base, a ANEC – Associação Nacional de Educação Católica, a REPAM – Rede Eclesial Pan-Amazônica, a CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil, a Agenda Universidades & Amazônia, e as Pontifícias Obras Missionárias (POM).