Educação como propósito de vida

A jornada de ensino-aprendizagem do Grupo UBEC ganha uma nova tônica. Desde 2020, o Programa Propósito de Vida coloca as habilidades humanas como competências essenciais à formação de estud antes. E mais: A excelência da Educação Católica acompanhada por indicadores, tecnologia e projetos.

Aprender e ensinar numa instituição católica possui suas especificidades. A missão de uma educação evangelizadora precisa estar em diálogo constante com as mudanças da sociedade, o surgimento de novas tecnologias e as tendências que acompanham o comportamento das pessoas.
É com esse olhar desperto que a União Brasileira de Educação Católica – UBEC tem renovado as estratégias institucionais. No desafio de aliar tradição e inovação nas práticas de ensino-aprendizagem, um dos frutos mais recentes e importantes é o Programa Propósito de Vida (PPV).
Criado em 2020, o Programa nasceu para fomentar o cuidado com a vida, com os projetos de vida de todos os sujeitos envolvidos nos processos educacionais, sejam eles estudantes ou educadores.
A iniciativa almeja potencializar a missão do Grupo no desenvolvimento de uma educação evangelizadora, tendo como inspirações a memória, presença e a profecia, abordagens que acompanham o período jubilar da instituição e com profunda comunhão com o processo de implementação da cultura de pastoralidade. A construção de projetos de vida, de significativos processos de qualificação profissional e de pertinentes atuações comunitárias são proposições que permeiam a conceituação do Programa. A concretização do Programa acontece na vida das Unidades de Missão, inicialmente, por meio de quatro projetos e um conjunto de estratégias:

Na educação básica, adoção de material didático socioemocional e a implementação da disciplina de projeto de vida em todo o percurso do estudante.

Na educação superior, implementação de um novo Núcleo de Formação Geral e Humanística, contendo três disciplinas comuns a serem cursadas para todos os estudantes de graduação das IES do Grupo, além da oferta de seis Trilhas de Desenvolvimento como atividades complementares.

Na formação de educadores, a estratégia é a implementação de uma pós-graduação lato sensu para a formação de todos os colaboradores do Grupo em vista do aprofundamento sobre educação, protagonismo e propósito de vida.

Na formação inicial e continuada, o Programa passará a permear e inspirar todos os processos junto aos colaboradores das Unidades de Missão, sejam eles iniciais e continuados.

É uma jornada formativa que proporciona vivências para além das disciplinas obrigatórias indicadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), potencializando uma aprendizagem mais significativa, desenhada à luz dos princípios da educação católica e, ao mesmo tempo, atenta às habilidades humanas tão urgentes na sociedade moderna.
“O objetivo é formar cidadãos capazes de moldar as suas vidas, por meio de projetos de vida conscientes, e que desencadeiam processos de transformação das realidades na qual estão inseridos, tendo sólida formação humano-cristã”, comenta Joaquim Alberto, coordenador de pastoralidade do Grupo.
Por meio do Programa, todos os estudantes das Unidades de Missão do Grupo UBEC estão desenvolvendo, de forma sistematizada e intencional, com soluções didáticas bem elaboradas, as competências e habilidades socioemocionais e espirituais necessárias para os tempos atuais.
Aqui se assume a dimensão política do ato educativo: uma aprendizagem que transforma a vida de todos em sua volta, funada na capacidade humana de construir soluções para os seus problemas e desafios.

Uma aprendizagem à serviço de “ser mais”

Com profunda conexão com a convocação da Igreja, de uma educação voltada ao humanismo solidário, e em resposta a convocação do Papa Francisco de reconstruir o “Pacto Educativos Global”, o Programa favorece o desenvolvimento de aldeias educativas em toda a instituição.

O projeto de vida é o ponto de partida do PPV. Ele é um passo para compreensão do projeto de sociedade e a inserção crítica do educando e educador, como uma força de melhoria das condições da sua própria vida e a de todos.

Essa trajetória acontece por caminhos que percorrem inspirações, propósitos e projetos, como explica o prof. Gidalti Guedes, docente do Núcleo de Formação Geral e Humanística da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Prof. Gidalti tem um canal no Youtube onde propõe reflexões sobre ética e moral; sociedade, educação e cidadania; espiritualidade e teologia. Clique aqui para conhecer

Sob o olhar atencioso do Conselho das Associadas, do Conselho de Administração e os Membros da Assembleia, o documento norteador do PPV foi elaborado, sob coordenação da Pastoralidade do Grupo UBEC, contando com o protagonismo de um grupo de trabalho de educadores integralmente dedicado a pensar os caminhos para essa experiência inspiradora.
O Programa faz parte do Projeto Estratégico: Implementação da Pastoralidade no Grupo UBEC, iniciativa que possui o objetivo de consolidar no Grupo UBEC a cultura da Pastoralidade como temática estruturante, personalizante e comunitária, orientada pelas Diretrizes de Pastoralidade. O referido projeto possui como uma de suas ações a “organização e implementação de Itinerários de Educação Integral”, materializada por meio do Programa Propósito de Vida.
A iniciativa possui como premissas e intencionalidades:

Fortalecer a “cultura do encontro”, estabelecendo “relações humanas de proximidade” para dar conta da “missão formadora”, cultivando o sonho de um “humanismo solidário”, na relação consigo mesmo, com o outro e com o transcendente;

Caracterizar o Grupo UBEC, com as suas Unidades de Missão, como uma “aldeia de educação” (Pacto Educativo Global), que de forma integral e integradora possa estar em constante “saída”, configurando uma “aliança entre os habitantes da terra” por meio da educação;

Favorecer o compromisso com a proposta da Igreja, no sentido de estabelecer novos vínculos com a natureza por meio de uma “ecologia integral” (Laudato Sí’), com a sociedade através de uma economia circular (Economia de Francisco), e com o projeto educativo por meio da educação solidária;

Garantir que todo o processo formativo da comunidade educativa esteja orientado para o desenvolvimento do protagonismo do educador e educando, ressaltando a sua autonomia responsável e cidadania participativa, em vista da tessitura de seu propósito de vida;

Estabelecer conformidade com as políticas regulatórias do Estado, de modo especial com o Plano Nacional de Educação (PNE), as Diretrizes Curriculares Nacionais, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), articulando a educação integral, a aprendizagem por competência e a intencionalidade educativa;

Promover a prática pedagógica interdisciplinar, com vistas à superação da estrutura fragmentada do conhecimento e à promoção de conectividade, integração, diálogo, reciprocidade, integralização de saberes para a significação das aprendizagens;

Colaborar com as Unidades de Missão para que seja potencializada a compreensão de constituição de comunidades educativas, articulando uma relação de parceria entre as famílias, as comunidades e os demais agrupamentos sociais, com o objetivo de desenvolver um processo interativo de ensino e aprendizagem por meio da qualificação profissional e da vivência espiritual;

Desenvolver projetos que estejam vinculados ao Programa Propósito de Vida, reconhecendo e atualizando as inspirações da memória, presença e profecia; bem como, orientando e formando para o projeto de vida, a qualificação profissional e a atuação comunitária; compreendendo e implantando processos pedagógicos, desenvolvendo competências e habilidades, e utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação.