O que aprendemos na pandemia

Em 2020, a educação firmou um compromisso definitivo com a inovação e tecnologia. 
O fato é que, virtual ou não, o aprendizado foi muito além da sala de aula. Toda a comunidade precisou reinventar processos e ressignificar relações. Entenda como a UBEC e suas Unidades de Missão têm atuado para manter a excelência pedagógica e suas contribuições sociais perante os desafios impostos pela pandemia.

Sem dúvida, o segmento educacional foi um dos mais impactados pelo isolamento social e as medidas restritivas para segurança sanitária. A pandemia do Covid-19 impôs novas formas de fazer educação e mudou consideravelmente os processos de ensino-aprendizagem.

Surgiram muitas perguntas. Como fazer uma transição rápida e eficiente do ambiente presencial para o remoto? Como não afetar a performance dos estudantes e o calendário escolar? Como manter a qualidade e o desempenho das operações institucionais?

Em 2020, o uniforme de estudantes, docentes e colaboradores ganhou um novo item: a máscara é de uso obrigatório em todas as escolas do país.

Este tem sido um tempo exigente. Mas muitas lições também chegaram junto com a pandemia. A União Brasileira de Educação Católica – UBEC aceitou o desafio de unir tecnologia e calor humano e reorganizou seus currículos e práticas pedagógicas – desde a educação básica até a formação superior, à luz da realidade e da compreensão do mundo atual.

O tempo para essa compreensão foi curto, mas decisivo para implementar ações de inovação que já estavam no planejamento acadêmico e pedagógico do Grupo. Para colocar tudo isso no ar, as mudanças precisaram ser ativadas imediatamente, permitindo que os estudantes continuassem com acesso à educação católica de qualidade e à intencionalidade que a UBEC tem de formar para a vida.

Na educação superior, já havia sido planejada a implementação de novos currículos, com a modelagem do ensino híbrido e o protagonismo do estudante em sua jornada acadêmica. A jornada virtual foi intensificada e com elementos de gameficação, inteligência artificial e cognitiva, oportunizando uma aprendizagem significativa.

Na educação básica foram realizadas mudanças nas soluções didáticas, o aprimoramento do programa bilíngue, do turno integral e de projetos de cultura maker, ações que visam ler e oportunizar aos estudantes o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias  para esse cenário do novo tempo.

“Sabemos o quanto esse momento de volta às aulas é importante para nossos estudantes. Por isso, adotamos o modelo híbrido, com revezamento semanal de grupos nos modelos presencial e virtual, para que todos tenham a oportunidade de voltarem a conviver com os colegas com segurança”, 

QUEM ASSINA PELO CECMG?

Com os estudantes do ensino médio, o CECMG realiza simulados de vestibular no modelo on-line. A capacidade das salas foi reduzida para garantir espaçamento de 1,5m entre os estudantes e foi realizada uma reestruturação do setor de Pastoralidade para reforçar o acolhimento e orientação à toda comunidade escolar. 

Segurança sanitária na Educação Básica

Todos que ingressam nas dependências das escolas do Grupo UBEC passam por aferição de temperatura e abordagem quanto aos sintomas relacionados a COVID-19. Se forem identificados casos de sintomas, são encaminhados ao ambiente de isolamento e as famílias são contatadas. Disponibilizamos álcool gel nas salas de aula, corredores e banheiros. Os espaços comuns possuem guias como placas, cones, fitas e pinturas para orientar o fluxo de pessoas e evitar aglomerações.

“Tivemos um cuidado especial com a equipe que retornou do remoto para o presencial. Era uma equipe que estava muito fragilizada pelo momento da pandemia, porque voltamos sem que todos estivessem vacinados, pela vacinação ainda muito lenta no início. Os alunos também voltaram sem vacinar. Por isso, tivemos que ter uma atenção extremamente cuidadosa, um zelo com a parte emocional e de segurança dos educadores e dos alunos”, compartilha a diretora do Colégio Católica Padre de Man, professora Luciney Barbosa.

Neste cenário, os colégios do Grupo UBEC apresentaram em sua campanha de matrícula 2020, um tour virtual pelos ambientes. Confira:

Centro Educacional Católica de Brasília – CECB

Colégio Padre De Man – CPM

Centro Educacional Católica de Minas Gerais – CECMG

“Nosso primeiro passo foi construir o protocolo de biossegurança, atendendo as legislações federal, estadual e municipal. Além disso, equipamos a escola com tecnologia adequada e adaptamos o espaço e criamos salas maiores para manter o distanciamento seguro e a ventilação adequada”, afirma a diretora do CPM.

“O recreio, que é naturalmente um momento descontraído, nos preocupava muito, mas temos conseguido ter esse momento com segurança. Criamos um escalonamento dos horários para evitar aglomeração nos pátios e corredores. Colocamos mais mesas e assentos para os lanches durante o recreio, também para garantir o distanciamento. E claro, sempre exigimos o uso de máscaras e copos individuais para todos”

“Ledsônia Ferreira”

Neste tempo de pandemia, onde nos deparamos com a realidade e a finitude da vida de uma maneira tão impactante, pudemos observar o quanto as habilidades espirituais são importantes para a conexão com a vida, para que essa jornada tenha sentido e propósito.

Migrações Contemporâneas e Refúgio

Na esteira do enfrentamento ao coronavírus, em junho de 2020, o Centro Universitário Católica de Tocantins – UniCatólica cedeu ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) 25 litros de álcool absoluto,1000 ponteiras microlitros, 300 unidades de tubo falcom 15 ml, 600 unidades de swabs e 2000 pipetas de pasteur para contribuir com a realização de testes de diagnóstico da covid-19.

“Por mais que a gente tenha recebido do Governo Federal e do Governo Estadual insumos e equipamentos para a realização destes testes, eles já estão se esgotando, por isso, esses insumos que o UniCatólica está nos doando vai auxiliar muito, por serem itens de difícil acesso, que já estão escassos no Brasil, e são itens de grande importância para não pararmos algumas atividades”, comentou a prof. Raquel Mello Cardoso, do Núcleo Técnico de Monitoramento e Assessoria da direção do Lacen. Confira a reportagem completa no site do UniCatólica.

O monitoramento da pandemia no Brasil pode ser acompanhado neste link

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste também fez doações para contribuir com o combate ao coronavírus. Em outubro de 2020, entregou mais de 200 litros de álcool 70% à Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano.

O higienizante foi produzido a partir de uma parceria entre as instituições e distribuído para uso em hospitais, unidades de saúde e repartições públicas da cidade.

A iniciativa partiu do curso de Engenharia Química, em atuação com o Laboratório de Inovação e Soluções Unileste, e foi notícia nos principais veículos de mídia da cidade. Leia no portal Diário do Aço.

 

Em sua página, o Unileste disponibilizou Protocolos Operacionais, de Orientação e Biossegurança específicos para diferentes áreas de atuação. Confira:

#DistânciaSalva

Pelo cuidado com a vida e uma educação para o humanismo solidário, em 2020, o Grupo  UBEC lançou a campanha #DistânciaSalva. 

A iniciativa levou o reforço positivo da necessidade do distanciamento social para os ambientes comuns, onde foi trabalhada comunicação visual e nas redes sociais do Grupo, como uma demonstração concreta na identidade institucional.

Distancia salva

Saúde Mental: Psicologia e afeto

A pandemia tem comprometido a saúde emocional de muita gente. No estudo “One year of covid-19”, realizado pelo Instituto Ipsos a pedido do Fórum Econômico Mundial, 53% das pessoas entrevistadas no Brasil indicaram sentir consequências emocionais e piora da saúde mental desde que a pandemia começou.

Este é um tema que desperta o sentimento de urgência no compromisso institucional da UBEC de servir à sociedade por meio da educação católica.

Alinhadas a esse propósito, as Unidades de Missão têm promovido ações e atividades de Psicologia que visam o bem-estar e a qualidade de vida da população durante o enfrentamento à pandemia. É uma forma de oportunizar a prática profissional dos estudantes e também cuidar do próximo.

“É um serviço que ampara as pessoas, sejam da comunidade externa ou interna, desde a acentuada piora da saúde mental, em decorrência da pandemia, bem como sequelas psicológicas e físicas relativas ao acometimento pela doença, ou por perda de conhecidos e entes queridos”, comenta nesta matéria o prof. Dr. Eustáquio Souza Jr., sobre o Plantão Psicológico, oferecido à população pelo curso de Psicologia do Unileste, do qual é coordenador.

Semana de Psicologia

O evento aconteceu no último mês de julho, e promoveu um bate-papo ao vivo sobre o tema “Atuação do psicólogo em momentos de crise”, conduzido pela prof. Magali Vegas de Souza, doutora em Saúde Pública e docente da instituição. Clique aqui para assistir