Impactos comunitários de uma educação transformadora

Sem dúvida, algumas das contribuições sociais mais importantes da educação, com ênfase na educação superior, é a integração entre estudantes e comunidades.
As atividades práticas, de extensão e estágios atuam na sociedade com a prestação de serviços ligados à diversas áreas da saúde, do direito, do ensino, da construção civil e muitos outros segmentos.

É por meio dessas ações, que a presença comunitária de uma IES beneficia públicos de diferentes idades, gêneros, raças, etnias e classes sociais, colaborando também com a gestão pública na oferta de atendimento e assistência à população.

Com a educação superior do Grupo UBEC, milhares de pessoas já foram direta e indiretamente beneficiadas por ações que contribuem significativamente com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Conheça algumas ações das unidades de missão que foram destaque em 2019 e 2020.

Apoio e fortalecimento do empreendedorismo feminino

A UCB tem o Projeto Sempreviva, que tem como intuito fortalecer e estimular o empreendedorismo feminino e suas transversalidades. Para que as mulheres periféricas do Distrito Federal enriqueçam suas ideias, projetos e sonhos, colocando-os em prática e reafirmando a importância do desenvolvimento das potências criativas e força de trabalho.

O Coletivo, criado em março de 2019, tem como núcleo a cidade de Samambaia e atende também importantes comunidades adjacentes, tais como Ceilândia e Riacho Fundo. Em parceria com professoras, professores, alunas e alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, o coletivo desenvolve atividades como: 

  • Rodas de conversas e vivências para a conscientização sobre a situação das mulheres e os obstáculos que precisam superar para que possam alcançar seu desenvolvimento integral no ambiente doméstico e do trabalho;

  • Oficinas, cursos e eventos que estimulem a troca de conhecimento e de saberes culturais e artísticos entre as mulheres, assim como o aprimoramento de suas atividades produtivas com foco no empreendedorismo feminino;

  • Desenvolvimento de uma plataforma online colaborativa, em parceria com o curso de Tecnologia da Universidade Católica de Brasília, para democratizar a comercialização e troca de serviços e produtos entre as mulheres criativas e empreendedoras da periferia do Distrito Federal, aumentando também a visibilidade do trabalho de mulheres periféricas do DF em nível regional e nacional.

  • Criação da identidade visual e plano de comunicação para o coletivo, para as ações e eventos promovidos por ele.

  • Produção de uma websérie com as mulheres do Coletivo Sempreviva.

 

Encontros quinzenais do coletivo, onde são realizadas palestras, vivências e rodas de conversa sobre o feminino e o trabalho.

Mulheres e Carreira

Também na na FICR, aconteceu na Semana da Mulher um espaços de diálogos sobre a saúde da mulher, políticas públicas de proteção e debates sobre carreira e família. Durante a ação também foram arrecadados doações para um abrigo de idosas  localizado nas proximidades da unidade e atingindo um público de 60 idosas.

A estudantes do curso de enfermagem na UCB promoveu na Praça do Relógio,  rodas de conversas com homens e mulheres para dialogar sobre a temática da violência sexual e doméstica. Esta atividade teve o intuito de informar que a temática é um problema de saúde pública, bem como informar sobre a rede de serviços e de atenção pública existente no DF para atender mulheres vítimas de violência sexual e doméstica.

Confira os destaques que a imprensa local e nacional concedeu às ações das Unidades de Missão