Integração de gerações e inclusão digital no grupo UBEC

Nunca é tarde para aprender. Essa expressão resume a experiência dos idosos que participam de projetos de inclusão digital promovidos por Unidades de Missão da União Brasileira de Educação Católica – UBEC, no biênio 2019-2020.

Desde 2010, instituições de ensino do Grupo estimulam e ensinam conhecimentos básicos de informática para pessoas com mais de 60 anos, uma iniciativa social e solidária que está conectada aos princípios e valores da UBEC e permite às pessoas da terceira idade,  ultrapassar obstáculos do mundo digital e descobrir novas possibilidades com o uso das tecnologias e da internet.

Os idosos do Brasil sentem-se excluídos do mundo digital e têm dificuldade em ler e escrever. A informação é da pesquisa Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade, publicada em 2020, pelo Sesc São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo, após entrevistar 2.369 pessoas com mais de 60 anos, nas cinco regiões do país.

Valorização e reconhecimento

Em Palmas, o Centro Universitário Católica do Tocantins – UniCatólica realiza, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), o curso “Inclusão Digital das Pessoas Idosas”.

Com o objetivo promover a valorização e reconhecimento da pessoa idosa por meio de ações educativas, o curso oferece formação sobre utilização das redes sociais e segurança cibernética. Devido à pandemia de Covid-19, desde 2020, as atividades acontecem de forma on-line, com o envio de vídeoaulas via WhatsApp. Saiba mais sobre o curso

A coordenadora do curso de Sistemas da Informação, professora mestra Stephany Moraes Martins, fala sobre a importância da iniciativa e de como as atividades contribuem com a integração e socialização dos participantes: “esse projeto é importante porque oferece momentos de aprendizagem sobre o uso de tecnologias, favorecendo a mente ativa. Além de proporcionar um momento de interação com outras pessoas, mesmo que de maneira virtual”, explica.

Assista a palestra Inclusão Digital na Terceira Idade, realizada em 2020.

Centro de Convivência do Idoso da UCB oferece atividades para inclusão social e digital

Incentivar a autonomia da população idosa e constituir um espaço que integre a busca pelo conhecimento e intergeracionalidade. Foi com esse objetivo que, em 2010, a Universidade Católica de Brasília (UCB) criou o Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Integrado à Escola de Saúde e Medicina, o projeto de expansão pretende garantir o atendimento às necessidades básicas, de proteção integral e promoção da qualidade de vida da comunidade idosa do Distrito Federal. Saiba mais sobre o projeto 

De ginástica ao aprendizado de um idioma, o espaço de convivência oferece atividades recreativas, artísticas, culturais e de aprendizagem. Além das atividades, o CCI propõe um ambiente de troca de experiências entre as gerações proporcionando, além de um futuro ativo aos jovens da universidade, o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos participantes.

centro convivencia idoso

Giselda Coutinho considera as atividades importantes para manter o bem-estar e a saúde mental dos idosos. “Eu tinha dois empregos muito puxados e, depois que me aposentei, só queria ficar na cama me queixando da artrose”, contou. Por iniciativa da filha, ela se inscreveu no Centro de Convivência do Idoso, passou a frequentar aulas de informática e de espanhol, fez novos amigos e encontrou uma nova forma de viver. “Entrei nesse grupo há um ano e minha vida mudou.” Leia mais aqui.

O CCI se divide em três áreas: Saúde, Educação e Humanidade e Artístico-Cultural. Atualmente, o CCI atende mais de 230 idosos em práticas como ginástica oriental, academia, hidroginástica, espanhol, inclusão digital, oficina de crochê e dança de salão.

Universidade para a Terceira Idade

Oficinas, atividades educativas e formações, que envolvem a promoção da saúde e a integração entre diversas gerações, são algumas das atividades promovidas pelo projeto “Enfermagem Assistindo às Pessoas Idosas”, do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste. 

O envelhecimento populacional acelerado produz necessidades e demandas sociais e respostas políticas adequadas do Estado, sociedade e serviços de saúde. Os profissionais da saúde devem estar capacitados para atender às demandas dos idosos, garantindo sua autonomia e independência. 

A partir de uma avaliação multidimensional, onde é possível determinar as necessidades de cada idoso participante do projeto, são implementados cuidados de enfermagem, ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, e a reabilitação com atividades individuais e coletivas.

As atividades também são realizadas nas unidades de saúde de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, Minas Gerais.

Oficinas e atividade física no cuidado da terceira idade

Dentre os participantes, o coordenador de pastoralidade do Grupo  UBEC, Joaquim Alberto, representou a instituição no processo sinodal como perito do Sínodo, e levou a educação católica brasileira nesta oportunidade de construção de horizontes e possibilidade juntamente  com o Papa Francisco e lideranças de todo o mundo em um grande diálogo global.

O “Ativaidade” oferece aulas de alongamento, ginástica localizada, aeróbica, danças e palestras, oficinas, lazer e minicursos. Os estudantes de Educação Física são responsáveis pelas atividades e têm orientação docente na Unidade de Ipatinga. Leia o relato de experiência de uma estudante

Semestralmente, são realizadas avaliações antropométricas e funcionais por meio de testes de aptidão cardiorrespiratória, força, flexibilidade, equilíbrio, desempenho motor para avaliar o condicionamento físico dos participantes. Conheça mais sobre os projetos de extensão do Unileste